Maria João, Cristina Branco e Adolfo Luxúria Canibal entre os artistas que atuam no Jazz em Monserrate

Já são conhecidos os nomes dos 44 artistas que compõem o cartaz do “Jazz em Monserrate”, que decorre de 8 a 17 de setembro. Maria João, Cristina Branco e Adolfo Luxúria Canibal estão entre os artistas que atuarão sob a atmosfera mágica do Parque de Monserrate nas despedidas do verão. Serão 6 dias, divididos por dois fins de semana, dedicados ao jazz, cinema e spokenword – incluindo concertos para famílias −, num total de 13 eventos, alguns deles gratuitos, que terão lugar em 3 palcos, em diferentes pontos do parque.

Em ambiente de festa, a apresentação do programa da segunda edição do “Jazz em Monserrate”, decorreu ontem, à tarde, na Sala da Música do Palácio de Monserrate, tendo contado com vários artistas que integram o cartaz deste ano.

Seguiu-se um concerto, de entrada livre, pelo trio Kolme − constituído pelos músicos Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Antunes (bateria) − que atuou no terreiro do Palácio, junto à Fonte do Tritão, para o público que não perdeu a oportunidade de assistir gratuitamente ao espetáculo e de conhecer, em primeira mão, o cartaz do festival.

Trio Kolme, junho de 2023 – © PSML/Atelier Obscura

Dirigindo-se a todos os que marcaram presença no evento, Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, salientou que este festival “é um convite à fruição descontraída do espaço, à partilha e ao convívio.” Frisou também que “nesta segunda edição, a iniciativa ganhou dimensão. Ao jazz virão juntar-se outras formas de expressão artística, durante 6 dias, em 3 palcos e com 44 artistas. Aqui, podemos associar a melhor programação a um local de beleza incomparável”.

Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, durante a apresentação do Jazz em Monserrate 2023 – © PSML/Atelier Obscura

Por fim, sublinhou: “acreditamos que este será um projeto que se tornará numa referência nacional e se inscreverá nas rotas de jazz europeias”. Sofia Cruz deixou, ainda, um agradecimento BPI – Fundação “la Caixa”, mecenas do festival, “cujo apoio desde a primeira hora foi determinante para alavancar o projeto” e um agradecimento à Tranquilidade, patrocinadora do “Jazz em Monserrate”.

Em nome da Clave na Mão, responsável pela conceção artística do festival, Sérgio Machado Letria e Márcia Lessa lembraram os “muitos meses de preparação, telefonemas, e-mails, inúmeros contactos” que antecederam o evento de apresentação pública do “Jazz em Monserrate” e fizeram questão de agradecer: “a todos os que estiveram connosco, músicos e técnicos, ao público que assistiu ao concerto do trio Kolme, à equipa da Parques de Sintra, aos mecenas e patrocinadores do Festival.”

Sérgio Letria e Marcia Lessa da Clave na Mão, durante a apresentação do Jazz em Monserrate 2023 – © PSML/Atelier Obscura

“Esta tarde foi especial, porque demos mais um passo para o que virá entre os dias 8 e 17 de setembro. Mas foi também especial pelos olhares, pelos sorrisos, pelas cumplicidades entre todos os que estiveram em Monserrate e que já sentem este Festival como uma “casa” também sua”, concluíram.

O “Jazz em Monserrate” é promovido pela Parques de Sintra e tem a conceção artística da Clave na Mão. O BPI – Fundação “la Caixa” é o mecenas do “Jazz em Monserrate”, que conta também com o patrocínio da Tranquilidade e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Antena 2 é media partner do evento.