No segundo fim de semana do Jazz em Monserrate, o pôr-do-sol será ao som de delicadas vozes femininas, com Emma Frank, a 13 de setembro, e Filipa Franco, no dia seguinte. Os concertos destas jovens e originais artistas, com início às 19h00, proporcionarão momentos de “Natureza e Jazz com os pés na relva”, o mote do festival que decorre até ao fim do mês no cenário mágico do Parque de Monserrate, em Sintra.
Emma Frank, cantautora norte-americana sediada em Brooklyn, traz ao palco do relvado de Parque de Monserrate, o som etéreo e intimista das suas canções. Seguindo a linha que a caracteriza, no seu mais recente álbum, “Interiors”, a artista fala de sentimentos e conta histórias de uma forma honesta e universal. A acompanhá-la estará uma banda de nível excecional, com Aaron Parks no piano, Dominic Mekky nos teclados, Simon Jermyn no contrabaixo e Pedro Barquinha na bateria.
A representar o que a nova geração do jazz português faz de melhor, Filipa Franco apresenta o seu primeiro projeto como líder e compositora, “Imagem”, um álbum delicado, mas com caráter. Em quinteto com João Gato (saxofone alto), Vasco Pimentel (piano), Francisco Nogueira (contrabaixo) e João Pereira (bateria), traz um repertório variado, mas coeso, cuja originalidade assenta na conjugação dos opostos. A sua música procura um lugar intimista e lírico, através das canções e letras, mas também bruto e cru, com a exploração da improvisação livre.
O programa deste segundo fim de semana do Jazz em Monserrate completa-se com uma nova sessão do concerto para famílias “O que é jazz?”, no sábado, dia 14 de setembro às 11h00. A cantora e pedagoga Catarina dos Santos, com a colaboração dos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, continua a percorrer a história deste género musical e a mostrar que o jazz é uma música acessível, estimulante e versátil. Cada concerto termina com uma jam session aberta a qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz e que queira juntar-se aos alunos em palco.
A terceira edição do Jazz em Monserrate decorre de 6 a 28 setembro, sempre às sextas e aos sábados. O festival, que aposta numa programação sólida e de grande qualidade aliada à beleza do Parque de Monserrate, recebe, este ano, pela primeira vez, artistas estrangeiros, que vêm juntar-se aos músicos nacionais.
O programa concebido por Inês Laginha, nova diretora artística do festival, é composto por oito concertos ao pôr-do-sol, quatro concertos para famílias e uma masterclasse gratuita, ambicionando envolver toda a comunidade: público, estudantes e profissionais do jazz.
Ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência, o Jazz em Monserrate proporciona experiências únicas de música, natureza e património, numa atmosfera de descontração.
Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol, ou seja, com início às 19h00, custam 15€ e estão à venda no site oficial do evento. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.
Nos dias dos concertos ao pôr-do-sol, às 17h00, será possível fazer uma visita guiada ao Parque e Palácio de Monserrate, mediante compra do respetivo bilhete online no site da Parques de Sintra.
O acesso aos concertos “O que é jazz?” é gratuito, mas requer a aquisição de bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.
O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.