Jazz em Monserrate arranca com Maria Carvalho, Luís Figueiredo & Miguel Ramalho e masterclasse com Dominic Ingham

Sintra volta a receber o festival Jazz em Monserrate, que este ano decorre de 12 a 14 de setembro, com cerca de quarenta artistas nacionais e internacionais no cartaz. O festival celebra a liberdade criativa e a improvisação num ambiente único, onde a música se cruza com o património e a natureza.

A abrir a edição de 2025, na sexta-feira, dia 12, a programação começa às 15h00 com uma masterclasse gratuita conduzida pelo violinista britânico Dominic Ingham. Dirigida a músicos e estudantes, a sessão abordará temas como improvisação, composição e a relação entre voz e instrumento.

Às 19h00, sobem ao palco do relvado de Monserrate Maria Carvalho Quinteto, com o espetáculo “Margem”, onde a jovem baterista revisita José Mário Branco à luz do jazz contemporâneo, acompanhada por Sara Afonso (voz), Bruno Ponte (guitarra), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Luís Lélis (piano).

O dia termina com a estreia mundial do novo espetáculo colaborativo entre o pianista Luís Figueiredo e o bailarino Miguel Ramalho, às 21h00, onde som e movimento se fundem num momento de criação em tempo real.

O tema desta edição é “Pontes e diálogos” — entre géneros musicais, culturas, gerações e formas de arte — numa afirmação do jazz como linguagem de encontro e liberdade.

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.